Viagem

Dicas de Viagem por Amanda Inácio – Parte 01

18 de fevereiro de 2014

Viajar pra um lugar diferente é sempre um desafio. Nunca sabemos o que vamos encontrar, mas nem por isso deixamos de desbravar esse mundão de Deus. Para ajudar, criei uma série de posts com o objetivo de dar algumas dicas legais e ao mesmo tempo passar as minhas percepções sobre os lugares que já tive a oportunidade de conhecer. Além de dividir com vocês esses momentos super bacanas.

dicas de viagem - amanda inacio- arrume o laco -

Paris             –       Londres

Antes de falar sobre destinos, gostaria de compartilhar dicas que aprendi com amigos e outras que acabei descobrindo sozinha, mas que foram de muita valia para mim. Espero que possa ser para vocês também. Vamos lá!

Cuidados a serem levados em conta antes de colocar a mala nas costas:

  • Verifique a validade do seu passaporte: Em viagens internacionais, a maioria dos países pede que você tenha em mãos um passaporte com mais de 06 meses de validade.
  • Verifique se o país que pretende ir necessita de visto prévio e as especificações de cada um deles, como vacinas, seguro de saúde/viagem, etc.
  • Observe as orientações da sua companhia aérea acerca do peso e dimensões das malas, além das regras para a bagagem de mão.
    luggage full and ready to travel
  • Faça uma pasta contendo todas as informações do seu roteiro como reservas de hotéis, carros, seguro saúde/viagem, tickets de atrações, além das passagens aéreas. Mantenha essas informações organizadas de forma cronológica e geográfica (no caso de passagem por países diferentes). Dessa forma quem não fala inglês, ou a língua natal do país, tem mais tranquilidade na hora de passar pela imigração. É só entregar a documentação que o agente da imigração vai reduzir consideravelmente a quantidade de perguntas (hehehe).
  • Fique atendo à quantidade de dinheiro que cada pais permite na  entrada e evite problemas com a imigração e a Polícia Federal.Mochileiros
  • Compre os ingressos das atrações com antecedência com isso você economiza tempo e em alguns casos dinheiro além de poder se organizar melhor.
  • Se for ficar na casa de algum parente ou amigo peça para que ele faça uma carta convite informando o endereço, período de permanência e as informações pessoais do seu anfitrião. Vale também anexar uma copia do passaporte ou identidade, existem vários modelos de cartas na internet, vale a pena procurar.
  • Quem vai viajar com crianças (de até 12 anos) desacompanhadas de um dos pais ou responsáveis legais precisa de alguns cuidados. Primeiro é preciso comprovar o parentesco com o adulto que estiver acompanhando. É permitido que, parentes de até terceiro grau viaje com crianças, mas para isso deve-se apresentar um documento de identificação original e a certidão de nascimento da criança (original ou cópia autenticada). Caso a criança viaje com um adulto que não tem parentesco é necessária uma autorização dos pais, feita em cartório e com firma reconhecida. (Para não ficar nenhuma dúvida, entre em contato com a companhia que vai viajar e peça orientação).
    viajar-com-criancas-1
  • Alguns cartões de crédito oferecem várias vantagens na hora de comprar as passagens aéreas. Com isso você pode usufruir de diversos serviços oferecidos, como seguro saúde, assistência no planejamento da viagem, assistência jurídica, seguro na locação de carro, além do concierge  (responsável por assistir os hospedes de um hotel em suas necessidades). Eu usei o cartão Visa Platinum. Para quem tem, super vale a pena conferir no site, pois além de facilitar a sua vida, ainda te ajuda a economizar algumas verdinhas.  Segue o link: http://www.visa-platinum.com/br/default.aspx
  • Quando for reservar o hotel conte com a ajuda do tripadvisor.com, booking.com, hostelworld.com, hoteis.com e decolar.com para fazer uma pesquisa de preços e ver a opinião dos hospedes que já passaram por lá, pra não cair em uma enrascada. Pedir opinião aos amigos que já conhecem a cidade também é bacana.
  • Checar a temperatura que costuma fazer na época em que vai estar lá é de suma importância para organizar a mala e a programação da viagem.

 

Por Amanda Inácio

foto

Nenhum comentário

    Deixe uma mensagem