Moda Mundo POP Vitrine

Cinema e moda, uma relação de amor

15 de abril de 2014

Sempre gostamos de mostrar aqui a relação da moda com as artes, principalmente com a música, mas sabemos que várias outras também inspiram a moda e o estilo. Uma delas é o cinema. Quem nunca ficou apaixonado por um figurino que apareceu em certo filme, ou quem nunca quis fazer o mesmo penteado usado no cinema?

Mexe e vira temos coleções de grandes marcas inspiradas em astros como James Jean e Marilyn Monroe, assim como filmes que tem como enredo o universo fashion como “O Diabo Veste Prada”.

Para mostrar melhor essa relação, dei uma garimpada na internet e encontrei duas postagem super legais. A primeira delas é um vídeo do YouTube Moda onde a Marina Santarem mostra algumas peças que marcaram o cinema e que continuam sendo usadas até hoje. Dá uma olhadinha:

A Segunda é uma lista feita pelo site Moda Para Homens com 12 filmes que retratam o universo da moda. Já deixo como dica pegar aqueles que você ainda não viu (eu mesmo vi poucos) e fazer uma “sessão cinema fashion” nesse feriado. Confira:

Valentino: The Last Emperor

Valentino-The-Last-Emperor

Valentino criou um império no mercado de moda. O documentário “Valentino: The Last Emperor” faz uma homenagem ao estilista, mostrando a despedida de Valentino do mundo da moda.


Cinderela em Paris

Cinderela-em-Paris

No musical, Jo (interpretada por Audrey Hepburn) acaba virando modelo por pura sorte. Inicialmente, ela, funcionária de uma livraria, não tem nenhum interesse no trabalho, mas acaba encantada pelo mundo apresentado a ela pelo fotógrafo Dick Avery (Fred Astaire).


O Diabo Veste Prada

O-Diabo-Veste-Prada

Um dos mais famosos filmes sobre o mundo da moda. Na trama, uma garota recém-formada (Anne Hathaway) consegue um emprego como assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), uma famosa editora de uma grande revista de moda. É comumente dito que o livro que inspirou o filme retrata Anna Wintour, editora da Vogue norte-americana – afinal, ele foi de fato escrito por uma ex-assistente de Wintour.


Coco Antes de Chanel

Coco-Antes-de-Chanel

A graciosa Audrey Tautou interpreta a famosa Gabrielle ‘Coco’ Chanel e mostra o início da carreira da designer de origem simples, que se tornou um dos maiores nomes da moda no mundo todo. Um filme bastante envolvente.


The September Issue

The-September-Issue

O documentário registrou como a editora-chefe da Vogue Anna Wintour preparou a edição de fall fashion da revista em 2007. Essa edição é a segunda maior já feita na história da revista (a edição de setembro de 2012 superou a de 2007). Foram oito meses de preparação e atritos que mostram que a personagem Miranda Priestly não estava tão longe assim da Wintour da vida real.


Prêt-à-Porter

Prêt-à-Porter

A sátira de Robert Altman, de 1994, retrata os bastidores de um desfile em Paris do ponto de vista de fotógrafos, designers, editores de revista e repórteres que estão lá para investigar um crime.


Zoolander

Zoolander

Esse filme, protagonizado por Ben Stiller, é uma paródia sobre o universo da moda. O modelo tapado Derek Zoolander se vê à sombra de Hansel (Owen Wilson), um modelo novato.


Unzipped

Unzipped-movie

O documentário de 1995 acompanha o designer Isaac Mizrahi, que à época era namorado do diretor do doc, Douglas Keeve, enquanto ele planeja e exibe sua coleção de outono de 1994. O filme, no fim das contas, acabou com o relacionamento dos dois e causou o fim do namoro. Naomi Campbell, Cindy Crawford, Kate Moss, Christy Turlington e Linda Evangelista fazem aparições.


It

Clara-Bow-IT

O filme mudo de 1927 é o responsável pela criação do conceito de “It Girl”.


Bill Cunningham New York

Bill-Cunningham

Um documentário sobre um dos fotógrafos de street style mais famosos do mundo. Bill é um marco de Manhattan e responsável pela coluna “On The Street” do jornal The New York Times.


Caderno de notas sobre roupas e cidades

Caderno-de-notas-sobre-roupas-e-cidades

O documentário dirigido por Wim Wenders, de 1989, mostra todo o processo criativo do estilista japonês Yohji Yamamoto, um dos responsáveis pela introdução de roupas desestruturadas nos anos 1980, quando vários estilistas japoneses começaram a fazer sucesso em Paris e, por consequência, no mundo.

O Louco Amor de Yves Saint-Laurent

filme-yves-saint-laurent

Yves Saint-Laurent construiu um dos mais celebrados e famosos impérios do mundo da moda. O documentário mostra sua ascensão, sua longa e bem-sucedida parceria com Pierre Bergé e a decisão de ambos de leiloar um acervo de objetos de arte.

Agora fique com algumas fotos de James Dean e Marilyn Monroe e descubra por que eles influenciaram tanto a moda:

As jaquetas eram a marca do estilo do ator e bad boy, seu penteado também é copiado até hoje.

As jaquetas eram a marca do estilo do ator e bad boy, seu penteado também é copiado até hoje.

Tem mesmo que explicar o que a Marilyn representa? A moça de sexy appeal natural protagonizou cenas que serão para sempre lembradas, com vestidos lindos, como em “Material Girl” (rosa) e “O pecado mora ao lado” (branco). Além de ser uma das celebridades que eternizou a saia lápis.

Tem mesmo que explicar o que a Marilyn representa? A moça de sexy appeal natural protagonizou cenas que serão para sempre lembradas, com vestidos lindos, como em “Material Girl” (rosa) e “O pecado mora ao lado” (branco). Além de ser uma das celebridades que eternizou a saia lápis.

You Might Also Like...

Nenhum comentário

    Deixe uma mensagem